sexta-feira, 7 de junho de 2013

VOCÊ SABE O QUE SÃO ESSAS MANCHAS BRANCAS QUE APARECEM NAS UNHAS?

Ola Meninas,

Recebi alguns e-mails de leitoras me perguntando sobre as manchas brancas que aparecem nas nossas unhas, então vim esclarecer algumas duvidas.










Nossas unhas são estruturas muito importantes para nosso organismo, elas funcionam como um apoio e proteção  contra o choque, e também guarda um grande quantidade de terminações nervosas ajudam a detectar situações de risco para as mãos como baixa ou alta temperatura e  pressão de um objeto ou com esforço.

Nossas unhas são reflexos da atenção que damos a nossa saúde. E por isso é normal que tenhamos tanta preocupação em mantê-las saudáveis, brilhantes e limpas! 

No  entanto, apesar do cuidado, muitas pessoas sofrem com o aparecimento inexplicável de manchas brancas em suas unhas, fato que causa desconforto não só, porque  alteram a sua aparência, mas pela crença de que as manchas possam ser um sinal de doença grave.

Existem dezenas de mitos sobre o aparecimento espontâneo de manchas brancas nas unhas: presentes que estão por vir, mentiras e pecados cometidos, falta de  nutrientes, comer maionese demais, falta de cálcio no organismo e por aí vai!

 A explicação científica é bem diferente.

O termo médico que define esta condição é conhecida  LEUCONÍQUIA e o surgimento se dá como o resultado de “micro-quebradinhos” que acontecem na base da unha (matriz), que favorecem a formação de pequenas bolsas  de ar e então, surgem as manchas brancas.

Mas é importante saber que existem condições do nosso dia a dia que tornam as unhas mais frágeis e, portanto, mais suscetíveis ao aparecimento dessas manchas:  contato com água quente, o uso frequente de produtos químicos agressivos, como os de limpeza, o uso da unha como alavanca para abrir recipientes por exemplo,  esforço exagerado para cortar a unha.

As manchas brancas causadas por atrito e choque não requerem a ajuda de um dermatologista, pois, como a unha cresce e as manchas vão saindo devagar. 

É bem  verdade que muitos especialistas consideram a má alimentação como umas das causas, isso faz sentido pois a falta de nutrientes, especialmente aqueles envolvidos na  formação, crescimento e desenvolvimento das unhas tornam-se mais frágeis estas lamelas e assim torná-los suscetíveis à manchas brancas.

Quem tem machas brancas na unha? 
Comentem Meninas...

Espero que tenham gostado do post
 e que tenham ajudado vcs...

Um Big Beijo

Roh











Um comentário:

  1. Pois é Ro, esperei muuuuuuuuito presentes até que me dei conta, ainda na infância que eles não vinham kkkkkkkkkkkk
    Bom saber realmente o que é!

    Beijooooo
    http://unhasemdestaque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir